Um dos documentos que compõem a gestão da qualidade é o POP – Procedimento Operacional Padrão. Esse documento, exigido de empresas que atuam com produtos de interesse sanitário — como medicamentos, cosméticos e saneantes (RDC nº 301/2019; RDC nº 48/2013; RDC nº 47/2013, respectivamente) — é bastante conhecido por líderes, gestores e responsáveis técnicos, mas ainda é pouco difundido entre as equipes operacionais.
O desconhecimento sobre essa importante ferramenta, essencial para a execução adequada e segura de cada atividade específica, acaba gerando insatisfação tanto por parte das lideranças quanto dos colaboradores, devido ao desalinhamento de expectativas. Além disso, pode provocar perdas de produtos por avarias, vencimentos e outros desvios de qualidade, bem como dificultar o crescimento e o atingimento das metas do negócio.
Uma das soluções para esses problemas é o treinamento e o acompanhamento contínuo da equipe. Um bom responsável técnico deve, além de elaborar os documentos de gestão da qualidade, sobretudo treinar e capacitar seu time. O melhor conhecimento é aquele que é compartilhado e aplicado a serviço da qualidade e da segurança dos produtos com os quais atuamos.
Quer saber como construir um POP adequado para a sua empresa? Precisa de um profissional como responsável técnico ou tem alguma dúvida sobre a logística de produtos de interesse sanitário? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você e a sua empresa.



