Durante uma visita a um centro de distribuição de um dos segmentos que compõem os produtos de interesse sanitário, o gestor da unidade me informou que a empresa já contava com um profissional responsável técnico que “apenas assina para eles”.
Compartilho esse caso para ilustrar como, infelizmente, ainda é comum a confusão entre o verdadeiro papel do Responsável Técnico e o de um “irresponsável técnico”.
A legislação é clara: o Responsável Técnico responde civil e criminalmente ao lado do responsável legal pela empresa. Essa simples premissa já deveria ser suficiente para que nenhum profissional assinasse um Certificado de Responsabilidade Técnica (CRT) sem realmente exercer suas funções de forma efetiva.
Muito além da formalidade, o verdadeiro RT é peça fundamental na garantia da qualidade e segurança dos produtos transportados, armazenados e comercializados. Sua atuação também contribui para um ambiente de trabalho mais organizado, limpo e seguro para toda a equipe, especialmente a operacional.
Na DS Marques – Segurança Sanitária, vamos muito além do que se espera de um Responsável Técnico de verdade. Oferecemos uma plataforma digital completa, que permite o acompanhamento em tempo real de cada área da sua empresa, unindo tecnologia, ética e compromisso com a segurança sanitária.
Sua empresa está realmente sendo assistida por um Responsável Técnico ou apenas “alguém que assina”? Entre em contato e descubra como podemos transformar essa realidade com responsabilidade, eficiência e tecnologia.



