Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) e Estabelecimentos de Interesse da Saúde (EIS) devem prezar não apenas por uma gestão da qualidade eficiente, que garanta segurança e excelência nos serviços e produtos oferecidos, mas também, e sobretudo, pela obtenção e atualização de todos os documentos regulatórios exigidos, mantendo-se em conformidade com os órgãos de fiscalização e a legislação vigente.
A seguir, listamos alguns dos principais documentos que atestam a conformidade com as normas, além de fortalecerem a credibilidade da empresa quanto à sua capacidade técnica e compromisso com a qualidade e a segurança para todos os stakeholders:
- AE – Autorização Especial
- AFE – Autorização de Funcionamento de Empresas
- Alvará de Funcionamento
- Alvará Sanitário
- Cartão CNPJ
- CLCB – Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros
- CRT – Certidão de Regularidade Técnica
- Documentos de Fornecedores ou Empresas Terceirizadas
- Licença Ambiental
- PBA – Projeto Básico Arquitetônico
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
- PGR – Programa de Gerenciamento de Risco
- PGRS/PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos/de Saúde
- Entre outros documentos e registros necessários para o bom funcionamento do negócio.
Mas calma! Embora pareça complexo, a organização e o controle regulatório da sua empresa podem ser conduzidos por um profissional responsável técnico capacitado e comprometido. Isso permite ao empreendedor ou gestor dedicar-se ao planejamento e à implementação de estratégias para o crescimento e consolidação do negócio — sem se perder na burocracia.



